Seu Filho está Demorando para Andar?

Como pai, é quase impossível não jogar o jogo de comparação.

Meu filho está à frente da curva do desenvolvimento? no caminho? Atrás?

Mas quando os prazos dos marcos estão atrasados muitas perguntas vem à cabeça, principalmente qual é a razão.

Há muitas razões pelas quais uma criança enfrenta atrasos no desenvolvimento.

Uma é pronação. E definitivamente há algo que você pode fazer para ajudar.

 

O que é pronação?

Pronação, geralmente chamada de pés chatos, pés chatos flexíveis ou pronação excessiva, refere-se ao rolamento interno do tornozelo do seu filho.

Quando está descalço, é fácil identificar o problema.
O arco natural do pé do seu filho é reduzido ou desapareceu completamente. Embora pareça um problema no arco, a pronação começa no calcanhar. Esse osso, o calcâneo, se inclina para dentro. Isso inicia uma reação em cadeia que causa o colapso do arco e o ante pé vira para fora.

É importante entender que a pronação é triplanar. Basicamente, existem três partes do pé:

  • No calcanhar
  • No Arco
  • No ante pé

A distribuição do peso corporal também muda, ao invés de estar em sua maioria no calcanhar, ele desloca para o interior do pé e ante pé.

Você também deve saber que o impacto da pronação não se limita aos pés. Se não tratada, a pronação pode levar a problemas de alinhamento ao longo da vida e dor nos joelhos e quadris do seu filho.

 

[ ASSISTA O VÍDEO EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE ]

 

O que causa a pronação em crianças?

Não há apenas uma causa. Mas, para crianças com baixo tônus muscular, a frouxidão ligamentar é um culpado comum.

 

Os ligamentos, as fibras flexíveis que conectam ossos ou articulações, servem como sistema de controle e equilíbrio do seu filho. Eles garantem que as articulações não ultrapassem a amplitude normal de movimento. Mas se esses ligamentos estiverem excessivamente relaxados, as articulações se moverão muito longe. E no caso da pronação, isso faz com que os tornozelos virem para dentro.

Que problemas isso causa?

Você pode ver os efeitos da pronação antes mesmo de seu filho começar a andar. Atrasos no desenvolvimento com puxar para ficar em pé e andar segurando nos moveis são comuns.

 

E depois há os passos desajeitados. A marcha de uma criança que prona é frequentemente desleixada ou imatura em comparação com outras crianças da mesma idade. Além disso, seu filho pode demorar para dominar habilidades motoras brutas, como:

  • Correr
  • Agachar
  • Pular
  • Subir escadas
  • Ficar em apenas 1 pé

A pronação também pode deixar seu filho exausto. Seus músculos trabalham mais devido ao mau posicionamento do corpo. Pode ser por isso que seu filho está mais inclinado a sentar do que correr e brincar.

Lembre-se de que a pronação não é apenas um problema nos pés. Inicia uma reação em cadeia. Esse movimento interno do tornozelo pode fazer com que os joelhos, os quadris e as costas fiquem desalinhadas. Se não tratada, há probabilidade de dor nas três áreas.

 

 

Lembre-se de que alguma pronação é normal. O corpo de uma criança está sempre crescendo e mudando. Uma ligeira queda no tornozelo em pé ou andando não significa que você precise ir a um médico.

O que você deve ficar de olho é a pronação excessiva e sintomática. Isso significa prestar atenção à dor, fadiga, falta de jeito e atrasos no desenvolvimento. Todos são sintomas de um problema maior.

 


Fale com a Shai
(22) 2522.7564 | (22) 9.8175.0024
Profissionais de Saúde tem valores diferenciados.

Visite o Site da FisioVital

Post a Comment

#Siga a FisioVital no Instagram