Os benefícios do alinhamento pélvico

A pelve é a base de suporte na posição sentada.

 

O alinhamento da pelve traz inúmeros benefícios para o paciente, seja na vida diária, seja na prevenção de dores e deformidades futuras.

 

Pesquisas apontam melhoras significativas na função respiratória, nas funções gastrointestinais e na prevenção de dores e deformidades.

 

Uma criança passa em média 6 horas sentada, no almoço, na sala de aula ou brincando.  Seu paciente cadeirante passa a maior parte de seu tempo sentado.

 

O alinhamento pélvico é fator necessário para nosso desenvolvimento.

 

Veja o vídeo sobre o alinhamento pélvico, com Beverly Cusick

 

Recomenda-se que sentados os pacientes fiquem posicionados em posição neutra, que é uma postura em que os músculos estão relaxados, a cabeça alinhada em uma posição que favoreça a visão do ambiente, a pelve alinhada e o tronco preservando as curvas fisiológicas da coluna, joelhos afastados cercas de 5-8 °, joelhos e tornozelos alinhados com ângulos de 90º e pés apoiados. (Lana et al. 2014).

 

Durante a terapia seu paciente deve estar alinhado para melhor amplitude e coordenação dos movimentos. Facilitando assim o trabalho do terapeuta.

 

O que acontece com o paciente sentado corretamente em uma sessão de Terapia Ocupacional?

 

– Mais foco: o campo de visão se amplia e a concentração aumenta.
– Amplitude do movimento: o alinhamento pélvico tem efeito direto no posicionamento do tronco e da escápula, aumentando a amplitude de movimento dos membros superiores, ativando e facilitando a coordenação motora.

 

O que acontece no longo prazo se nosso paciente se mantém alinhado no seu dia a dia?


– Prevenção de possíveis deformidades.

Todos sabemos que o corpo se adapta à sua história de uso. Mudanças biomecânicas, positivas ou negativas são cumulativas ao longo do tempo. Quando os fundamentos do movimento e da função são aprimorados o paciente desenvolve habilidades avançadas e evita a degradação nas articulações, na função biomecânica de longo prazo que pode comprometer a saúde neuromotora.

 

O terapeuta deve alertar os pais sobre a importância e necessidade do alinhamento pélvico e consequente correção postural. Eles serão seus principais aliados nesta luta pelo alinhamento.

 


Fale com a Shai
(22) 2522.7564 | (22) 9.8175.0024
Profissionais de Saúde tem valores diferenciados.

Visite o Site da FisioVital

Post a Comment

#Siga a FisioVital no Instagram