A importância do alinhamento pélvico

Você Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional ou Fonoaudióloga, certamente trabalha com crianças que precisam de melhorar a postura.

 

Nós falamos muito que as “bases de suporte” são os fatores principais para um bom alinhamento.

 

Veja o vídeo sobre o alinhamento pélvico, com Beverly Cusick

 

Os pés são a base de suporte para a marcha e a pelve é a base de suporte para a posição sentada.

 

Na posição sentada, seja a criança cadeirante ou não, ela precisa estar alinhada para melhorar suas funções motoras e o crescimento ósseo.

 

O alinhamento pélvico interfere em todo o posicionamento do corpo, e a falta dele pode causar:

  • Deformidades causadas pelas compensações musculares.
  • Dores nas costas e pescoço.
  • Menor mobilidade dos membros superiores.
  • Menor interação social.
  • Dificuldade na escrita e aprendizado.
  • Dificuldade na função respiratória.
  • Dificuldade nas funções digestivas.

 

 

A pelve é um ponto chave na biomecânica corporal, pois além de unir as partes superior e inferior do corpo, ela influencia na dinâmica das cadeias musculares do tronco e dos membros inferiores.  Alterações na posição da pelve também acarretam compensações em outras estruturas como aa coluna cervical, o sacro, os joelhos e os tornozelos.

 

Além das implicações fisiológicas para o paciente, no dia a dia de trabalho, durante o tratamento clínico, você profissional precisa alinhar a pelve para poder organizar os movimentos e direcionar a terapia.

 

Nós costumamos brincar, dizendo que vocês precisariam ser como “polvos”, com muitos “tentáculos”, porque além de posicionar o paciente, ainda precisam pegar o brinquedo, direcionar o movimento dele corretamente, segurar algum material de interesse, organizar os dedos do paciente para uma pegada correta nos instrumentos de trabalho, etc.

 

Acreditamos que seja uma missão do profissional, alertar aos pais constantemente sobre a importância do alinhamento pélvico e da postura correta, devido a enorme influência na vida diária, no desenvolvimento psicomotor e nas eventuais consequências negativas permanentes para o futuro do paciente.

 


Fale com a Shai
(22) 2522.7564 | (22) 9.8175.0024
Profissionais de Saúde tem valores diferenciados.

Visite o Site da FisioVital

Post a Comment

#Siga a FisioVital no Instagram